Linhas de pesquisa

Produção de monogástricos:

O objetivo desta linha de pesquisa é produzir dados e criar alternativas que auxiliem os produtores de monogástricos (peixes, suínos, aves, etc) no manejo e produção dos planteis. Executar pesquisas que proporcionem informações para a melhoria da produtividade e agregue a sustentabilidade da propriedade com a preservação ambiental.


Produção de ruminantes:

O objetivo desta linha de pesquisa é produzir dados e gerar alternativas que auxiliem os produtores de ruminantes (bovinos, ovinos caprinos e etc.) no manejo e produção dos rebanhos, uma vez que a região Sudoeste do Estado de Mato Grosso é uma das maiores produtoras de carne bovina do país. Proporcionar o desenvolvimento de novas tecnologias e alternativas para o aumento da produtividade das propriedades.


Aditivos na nutrição animal:

O objetivo desta linha de pesquisa é gerar informação sobre a utilização dos diferentes aditivos alimentares e promotores de crescimento na nutrição de animais monogástricos e ruminantes.


Avaliação nutricional de resíduos e subprodutos da agroindústria:

O objetivo desta linha de pesquisa e gerar e fomentar a utilização de alimentos alternativos na produção de monogástricos e ruminantes, para minimizar os custos com alimentação e agregar maior lucratividade aos pecuaristas da região Sudoeste do Estado de Mato Grosso.


Agropecuária e ambiente:

Desenvolver atividades investigativas que abarquem as temáticas relacionadas a diagnósticos de áreas degradadas, aos processos de recuperação destes tipos de áreas. Ainda, pesquisas que procurem determinar a disponibilidade de nutrientes e elementos tóxicos no sistema solo:planta e indicadores de qualidade ambientais, com ênfase para o solo e avaliar a dinâmica de atributos físicos, químicos e biológicos do solo em função do uso e manejo decorrentes das atividades de agropecuária.


Dinâmicas sócio-produtivas e sustentabilidade:

Desenvolver investigações abordando aspectos que enfoquem o debate e a reflexão sobre as principais teorias sociais contemporâneas que tratam do desenvolvimento rural, incorporando a problemática ambiental. As novas formas de uso e apropriação do espaço rural e da agricultura, promovidas pelas cadeias produtivas locais, bem como a inserção e mediação destes agentes, sobretudo da agricultura de característica familiar no mercado e o desenvolvimento de tecnologias de base ecológica.


Gestão ambiental:

A finalidade dessa linha de pesquisa é privilegiar a investigação de temáticas que incorporem as atividades de reciclagem e aproveitamento de resíduos oriundos da atividade agrícola, abrangendo, entre outros, resíduos de agroindústrias e sistemas de produção de animais. Complementa ainda a finalidade desta a abordagem do uso e manejo de bacias hidrográficas (solo, água, vegetação e fauna).